OK, vou falar.
Caros, não acham que toda essa expectativa pode ser maléfica? Quer dizer, é bom esperar que seja sim um novo jogo
Spore, e como ele poderá ser. Mas dizer que, se não for exatamente como você quer será uma droga é um enorme erro. Principalmente porque duvido muito que tudo o que vocês falam aqui irá se realizar.
Primeiro, eu ainda não entendi mesmo de onde vocês tiraram esse
Spore beta ultra-realista de 2005. Tudo o que sabemos sobre ele naquele tempo provém dos vídeos que fãs fizeram na apresentação de Will Wright na E3, e eles nem são tão grande coisa assim. Além disso, só há cinco imagens oficiais divulgadas naquele estágio de desenvolvimento, e o próprio criador disse, na GDC, que aquela demonstração usava o engine do
The Sims 2, que iria sofrer uma enorme reformulação até o lançamento do jogo. E acredito, porque olhem atentamente essa imagem:
Se vocês quiserem um jogo com esse visual, podem ficar... que eu tô largando.
Segundo, para comprovar o que Will Wright disse, a demonstração exibida na E3 do ano seguinte realmente mostrava um engine totalmente reformulado. Como mostra a próxima imagem (coloquei a próxima imagem justamente porque exibe sangue, é uma das únicas).
Agora, a Maxis sempre salientou que o objetivo era a criação, e mesmo que até mesmo os criadores ficaram aquém do esperado, com ausências importantes (como o Criador de Flora e o Criador de Instrumentos, que tanto especulávamos em 2006), as ferramentas surpreenderam por cumprir seus papéis.
A física, como já disse aqui em outro tópico, é uma questão à parte. A tecnologia utilizada no jogo, de geração procedural, escolhe aleatoriamente a melhor opção de ação a ser executada, o que nem sempre resulta num bom movimento reativo. Claro que, desde o fim do desenvolvimento dessa tecnologia usada no jogo (em março de 2008) até os avanços de hoje, é possível que tenhamos resultados melhores, mas que dificilmente virão em patches, MODs e expansões, pois requerem muita modificação no código.
Como já disse no artigo "Esse é o Spore", lá no Café com Spore, o visual do jogo, semelhante à uma escultura em E.V.A., é uma característica que sempre foi presente no jogo (olhe, atentamente, a imagem acima). Você viu se The Sims mudou drasticamente do visual realista para o cel-shading? Quando isso aconteceu, surgiu uma franquia derivada. E, ao meu ver, esse Spore mais fantasioso é sim melhor. O propósito do jogo é de nos permitir criar um universo como queremos, sem a necessidade de ser realista, afinal, é imaginação, e é para todas as idades. Não sejamos egoístas, pessoal.
Por isso, antes de especular muito, verifique se adianta querer algo que talvez não tenhamos, e acabar nos decepcionando de novo.