Todos aqui já devem ter ouvido falar do Directx 11, mas afinal, o que tem de especial nele que todos o querem? Muito simples. Torna os jogos perfeitos mais perfeitos do que já são. São três efeitos que parecem simples, mas tornam o jogo incrivel. Estas são: Tessellation, Multi-Threading e Compute Shaders.
Antes de tudo....
Está imagem é real?
Tessellatiion:
Podemos chamar isso de "Tecelagem". Ela é usada em Filmes e programas de TV para criar efeitos ricos em detalhes. Estes efeitos são criados por poligonos, que em conjunto criam a imagem em 3D. Agora chegou a hora de ser usada para PCs. O Directx já usa estes poligonos, só que agora, vai aumentar significativamente. Os desenvolvedores de jogos poderão criar mais detalhes em seus jogos sem se preocupar com a queda de performance. Com a tecelagem, é possivel:
- Criar Superficies de água mais reais
- Tornar as roupas dos personagens ricas em detalhes, agora se nota cada fio da roupa do personagem
- Criar multidões mais detalhadas, agora todos os personagens da multidão ficam com detalhes, não apenas os da frente
Em prática...:
Aliens vs. Predator
Sem Tecelagem
Com Tecelagem
Sem Tecelagem
Com Tecelagem
Sem Tecelagem
Com Tecelagem
Sem Tecelagem
Com Tecelagem (Cada pontinho desses é feito por apenas um poligono! Em cojunto, parece que é um quadrado gigante montando o personagem, mas cada mini-pixel é apenas um poligono!)
Impossivel não notar a diferenca.
Multi-Threading:
isto já existia do Directx 10.1, mas não era usado de forma significante. Agora no Directx 11, esta funcão irá aprimorar a qualidade do jogo. "Mas o que é esta tecnologia?" Esta tecnologia faz o GPU funcionar em conjunto com o CPU. Em outras palavras, a placa de video recebe vários processos para fazer que geralmente iriam para o Processador assim o processador fica livre para fazer o que apenas um processador pode fazer.
Compute Shaders:
Esta tecnologia se baseia em melhorar vários efeitos gráficos e tridimensionais, tais como:
- Iluminacão avancada - utilizará tecnicas mais avancadas para iluminar um ambiente, dando ele um toque mais especial
- Sombras avancadas - a sombra dependerá da quantidade de luz e da posicão da luz, fazendo com que ela fique idêntica a vida real
- Depht of Field (Profundidade do Campo) - Isto é algo realmente legal. Você irá ver, realmente, a mudanca de foco quando estiver olhando para algo (é dificil de explicar, veja imagens abaixo)
Sem Profundidade do Campo
Com Profundidade do Campo
Alguns gifs para ficar mais fácil de ver as diferencas:
Um video de um amigo gringo meu que fez a diferenca entre Directx 10.1 e Directx 11:
Espero que gostem do tópico.
Ah e a imagem que havia perguntado se era real ou não, ela não é real e é a mascote da ATI criada em Directx 11.